Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Janeiro 2010 00:25

Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT). Avaliação de uma intervenção preventiva.

Artigo Revista Portuguesa de Pneumologia
Por:

José Precioso, Catarina Samorinha, José Manuel Calheiros, Manuel Macedo, Henedina Antunes, Hugo Campos.

Resumo

Objectivo: Avaliar a eficácia de uma intervenção preventiva, dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade e aos seus pais/encarregados de educação, com a finalidade de reduzir a exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT) no domicílio.

 

Material e métodos: Trata-se de um estudo pré-experimental, do tipo pré-teste e pós-teste, com alunos pertencentes a 32 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, de cinco agrupamentos de escolas do concelho de Braga, no ano lectivo 2007/08. Foi aplicado um questionário de autorrelato, em contexto de sala de aula, antes e depois da intervenção. Na análise de dados, foi utilizado o qui-quadrado, por se tratarem de variáveis de categoria.

 

Resultados: A prevalência de crianças expostas diária ou ocasionalmente ao FAT, pelo facto de pelo menos um dos conviventes fumar em casa, desceu dos 42,2% para os 32,6% (p=0,001). A percentagem de alunos, filhos de fumadores, que percepcionam que o pai fuma diária ou ocasionalmente em casa baixou de 68,0% no pré-teste para 51,6% no pós-teste (p=0,001). Em relação às mães, não houve uma redução estatisticamente significativa.

 

Conclusão: O Programa Domicílios Sem Fumo terá sido eficaz em prevenir o consumo dos pais e outros conviventes em casa, tendo por isso ajudado a reduzir a prevalência de crianças expostas ao fumo ambiental.

No entanto, verifica-se que ainda há cerca de um terço de crianças expostas, o que releva a necessidade de investimento em intervenções nesta área. Os profissionais de saúde, em especial os pediatras, devem aconselhar os pais a parar de fumar, sobretudo em casa.

 

Rev Port Pneumol 2010; XVI (1): 57-72

Palavras -chave: Fumo passivo, prevenção do tabagismo,promoção da saúde, educação para a saúde.

 

Anexos:
ArquivoDescriçãoTamanho
Fazer download deste arquivo (RPP_2010_1_57_3-Pneumologia_16-1_-_AO_-_Exposicao_criancas_fumo_tabaco.pdf)Exposição das Crianças ao fumo ambiental do tabaco. 291 Kb
Actualizado em Quinta, 14 Janeiro 2010 00:36