Prémio Arnaldo Sampaio 2012 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 12 Novembro 2012 20:06

Prémio Arnaldo Sampaio 2012 atribuído ao trabalho "Exposição ocupacional ao fumo de tabaco ambiental: um estudo em restaurantes na cidade de Lisboa", da autoria de um grupo de investigadores do INSA, será entregue durante o Encontro Anual da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública, que decorre no próximo dia 7 de dezembro na Escola Nacional de Saúde Pública.

Por decisão do Júri a equipa constituida por: Solange Pacheco, Fátima Aguiar, Patrícia Ruivo, Maria do Carmo Proença, Michael Sekera, Deborah Penque e Tânia Simões, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, desenvolveu o projeto de investigação que mereceu a nota mais elevada.

O projeto pretendeu avaliar a Qualidade do Ar Interior (QAI) em espaços de lazer localizados na região de Lisboa, permitindo a investigação de possíveis associações entre a exposição ao fumo de tabaco ambiental (ETS), presumíveis disfunções respiratórias e dano biológico (DNA e alterações do proteoma) entre os seus trabalhadores.

Os principais resultados deste estudo revelaram que a atual lei do tabaco (nº37/2007) não protege os trabalhadores e clientes da exposição a níveis perigosos de contaminantes do fumo de tabaco.

 

Clique aqui para ver o artigo completo