Dia Mundial sem Tabaco 2013 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 02 Maio 2013 23:48

dia_tabaco2013"Proibir o patrocínio, promoção e publicidade do tabaco" foi o lema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para a campanha do Dia Mundial sem Tabaco em 2013, que será assinalado, como habitualmente, dia 31 de maio.

Sendo o consumo de tabaco uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo, o Dia Mundial sem Tabaco visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas do tabagismo passivo.

 

De acordo com a OMS, as estatísticas demonstram que a proibição da publicidade ao tabaco é uma das formas de baixo custo mais eficientes que existem para reduzir o consumo do tabaco. Contudo, segundo um relatório da OMS, em 2010 apenas 6% da população mundial se encontrava completamente protegida da exposição às tácticas de patrocínio, promoção e publicidade levadas a cabo pela indústria tabaqueira.

 

Todos os os anos a "epidemia global do tabaco" mata cerca de 6 milhões de pessoas, das quais mais de 600.00 são não fumadores, que morrem devido à exposição aos efeitos nocivos do tabaco. Em 2030 a OMS estima que, se nada for feito, a epidemia irá matar mais de 8 milhões de pessoas anualmente. O Dia Mundial sem Tabaco visa, em última análise, contribuir para "proteger as gerações presentes e futuras, não apenas destas consequências devastadoras para a saúde, mas também para proteger da destruição social, ambiental e económica causada pela utilização do tabaco e da exposição ao tabaco".

 

fonte news farma