I Congresso Internacional de Prevenção e Tratamento do Tabagismo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 30 Junho 2009 18:00

 

ANUNCIO IMPORTANTE – Dias 16 e 17 de Novembro de 2009 em Braga vai se realizar o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO. Agende este evento, colabore e divulgue.

 

Mais informação em http://webs.iep.uminho.pt/sitetabagismo/

 

Actualizado em Sexta, 16 Outubro 2009 19:11
 
2º Congresso Ibérico em Lisboa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 01 Março 2009 12:00

A Sociedade de Tabacologia organiza o 2º Congresso Ibérico em Lisboa em Maio e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo do Norte realiza um Simpósio de actualização em que o Tabaco e o seu impacto na saúde é tratado. Participem e passem palavra!

 

e_flyer_spt

 

 
Conferência sobre Tabagismo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 20 Outubro 2008 19:53

Divulgação de Conferência sobre Tabagismo a realizar em Lisboa no dia 6 de Novembro de 2008. O prelector é o Prof. Costa e Silva, personalidade brasileira de mérito reconhecido.

 

Anexos:
ArquivoDescriçãoTamanho
Fazer download deste arquivo (200810_conferencia_controlo_do_tabagismo_dcs.pdf)200810_conferencia_controlo_do_tabagismo_dcs.pdf 541 Kb
Actualizado em Domingo, 11 Outubro 2009 19:56
 
Congresso do European Medical Association on Smoking and Health PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 01 Outubro 2007 19:52

Em Coimbra, nos próximos dias 11 e 12 de Outubro, vai realizar-se o Congresso do European Medical Association on Smoking and Health (Emash) cujo tema é TABAGISMO E CICLO DE VIDA - Do Feto ao Idoso.

 

Clique aqui para visualizar o programa!

Actualizado em Domingo, 11 Outubro 2009 19:53
 
1º CONGRESSO TABACO, SAÙDE E AMBIENTE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 02 Junho 2006 13:00

 

1º CONGRESSO TABACO, SAÙDE E AMBIENTE

30 e 31 de Maio de 2006

Lisboa

 

 

Conclusões

 

1. No dia 29 de Maio realizaram-se dois Cursos, um sobre "Abordagem Médica na Cessação Tabágica" outro sobre "Abordagem Psicoterapêutica na Cessação Tabágica". As vagas disponíveis foram preenchidas não tendo sido possível satisfazer todos os pedidos. A avaliação do ensino realizada pelos 53 participantes foi muito positiva.

 

 

2. Na sessão de abertura o Presidente da COPPT teve oportunidade de apresentar as 4 áreas de trabalho prioritárias, a saber:

 

• Fortalecimento e apoio das ONG's ligadas ao controlo do tabagismo

• Reforço da actividade científica na área do tabagismo

• Trabalho com os media

• Trabalho com os organismos governamentais.

 

 

3. Os dois painéis de início do dia justificaram-se plenamente. A apresentação de 14 das 16 Associações membros da COPPT foi muito rica e reveladora da diversidade de trabalho que têm realizado em prol de mais saúde e de um melhor ambiente. A moderação destes painéis esteve a cargo dos Deputados Maria de Belém e António José Seguro o que enriqueceu bastante o debate.

 

 

4. As conferências de abertura e de encerramento cumpriram cabalmente os seus objectivos. Na primeira, o Dr. Francisco Camarelles apresentou uma síntese das "políticas de prevenção e controlo do tabagismo na Europa", tendo por base um documento da Comissão Europeia de título "Tobacco or Health in the European Union. Past, Present and Future ". Apresentou as políticas que já provaram resultar no controlo do tabagismo a saber.

Recordando o exemplo do seu País, o orador sintetizou a sua apresentação com a afirmação - "os políticos não tem de ter medo de avançar para políticas de restrição do fumo do tabaco, pois a população está a seu lado".

 

Na segunda, o Prof. José Manuel Calheiros deu à sua comunicação o lema da OMS para o Dia Mundial sem Tabaco: Tabaco - mata sob qualquer forma ou disfarce. Valeu-se da documentação da OMS e do documento "Metas para o Millenium", tendo ficado claro que no mundo de hoje o tabaco é um dos entraves ao desenvolvimento humano. Hoje é entendido como um grave factor de pobreza e desigualdade entre os povos. Por outro lado, para além da confirmação que o tabaco é uma arma mortal, é necessário tomar consciência que as Tabaqueiras estão a "inventar" novas formas de fumar, igualmente mortais, para não perder clientes. As mulheres, os jovens e os pobres, sobretudo do 3º mundo, são os seus actuais alvos.

 

1. O primeiro painel tratou o tema “Jovens, Escola e Tabaco”. Os vários prelectores confirmaram a tendência de aumento da prevalência do tabagismo entre os jovens e as limitações que os programas e campanhas de sensibilização têm tido. Foi apresentado o plano de estruturação da promoção da saúde em ambiente escolar da iniciativa do Ministério da Educação e que tem o apoio do Ministério da Saúde.

 

2. No segundo painel dedicado ao "Ambiente e Tabaco" foi possível sintetizar o conhecimento científico quanto aos riscos para a saúde da exposição ao fumo ambiental. Foi apresentada a intervenção na Fundação Gulbenkian tornando-a uma instituição "quase" livre de tabaco. Por fim, foi dada informação sobre o programa nacional de "serviços de saúde livres de tabaco". A situação não é animadora mas foi julgado um programa imprescindível, sendo proposta nova coordenação e dinâmica.

 

3. Os prelectores do terceiro painel debruçaram-se sobre "0 corpo humano e doenças do tabaco". Reviram-se as evidencias sobre o impacto deletério do tabaco no cérebro, no coração e no pulmão e ainda na mulher e na mulher grávida. A gravidade é enorme, entendendo-se hoje que a acção do tabaco é sistémica não poupando qualquer orgão ou sistema.

 

4. O último painel dedicou-se ao complexo processo da cessação tabágica. Nos jovens, em que a cessação é de difícil adesão e sobre a qual existem poucas experiências. A cessação nos homens e nas mulheres foi caracterizada tendo por base as diferenças de género, parecendo necessário adaptar os programas ao género.

 

 

O Congresso terminou com o agradecimento a todos os intervenientes e colaboradores com uma palavra especial para a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral pelo apoio logístico e administrativo prestado.

 

Lisboa, 2 de Junho de 2006

O Presidente da COPPT

Prof. Doutor Luís Rebelo

 

1congr_small

 

Actualizado em Domingo, 11 Outubro 2009 19:51
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 5