Notícias - Dia Nacional do Não Fumador PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 20 Novembro 2010 17:22
Veja algumas das notícias que saíram na imprensa escrita e televisiva no Dia Nacional do Não Fumador – 17 de Novembro de 2010

PÚBLICO | EXPRESSO | TSF | CORREIO DA MANHÃ | VISÃO | SIC | TVI

 

 
Posição da ENSP - Dia do Não Fumador PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 20 Novembro 2010 11:10
Leia e divulgue a posição da ENSP – organização europeia das ONGs, com a qual a COPPT concorda completamente, a propósito da comemoração dos dias 17 e 18, Dia Nacional do Não Fumador e Dia da DPOC.

Anexos:
ArquivoDescriçãoTamanho
Fazer download deste arquivo (20101118_ENSP_PR.pdf)Posicao da ENSP 111 Kb
 
Dia 17 de Novembro – Dia Nacional do Não Fumador PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 15 Novembro 2010 23:00

O Presidente da COPPT apresentou à Lusa as prioridades para 2010/2011 – alterar a Lei do tabaco “limpando-a” de todas as ambiguidades e excepções.

É necessário proteger, de facto, os não fumadores, especialmente os de maior risco, do fumo ambiental.

Quem defende as grávidas, as crianças, os jovens ou os idosos da exposição forçada ao fumo ambiental?

É a sua saúde que está em causa.

Hoje considera-se que , tanto o fumo do cigarro como o fumo ambiental (ETS) são carcinogénios humanos.


Portugal tem uma Lei que é boa quando impõe e se cumpre a proibição de fumar na escola secundária, no ginásio ou no centro de saúde.


Tem uma Lei falsa quando à volta das escolas e dos hospitais se fuma aos olhos de todos ou ainda quando sugere que os não fumadores estão protegidos nos restaurantes “mistos” ou ainda quando não defende a saúde dos trabalhadores dos estabelecimentos nocturnos.


Participe e defenda a saúde pública e individual.

 

O Presidente da COPPT estará na TVI24 no dia 17 de Novembro no programa “Discurso Directo” às 9 horas e, na RTP2, no dia 18 de Novembro no programa “Sociedade Civil” dedicado à DPOC às 14 horas.

 

 
DIA 31 DE MAIO DIA MUNDIAL SEM TABACO DEDICADO Á MULHER E Á PUBLICIDADE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 30 Maio 2010 20:17
DIA 31 DE MAIO DIA MUNDIAL SEM TABACO DEDICADO Á MULHER E Á PUBLICIDADE. Leia os recentes documentos da Comissão Europeia sobre a situação actual. O Euro barómetro apresenta um retrato que vale apena ler. E Portugal também está lá.


Anexos:

. Eurobarometer Tobacco Summary.pdf (1.6Mb)

. Eurobarometer Tobacco.pdf (13Mb)
 
31 de MAIO de 2010, Dia Mundial Sem Tabaco PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 04 Maio 2010 20:42

31 de MAIO de 2010, Dia Mundial Sem Tabaco, segundo a OMS dedicado à Mulher e à Publicidade. Vejam e usem as imagens disponibilizadas e comemorem como vos for possível.

 

estilo_1 sexappeal_1 chic1 glamouroso_1

 
Nota de Imprensa - 17 de Novembro de 2009 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 17 Novembro 2009 23:00

DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2009 – DIA NACIONAL DO NÃO FUMADOR

PORTUGAL – DISTRACÇÃO, ESQUECIMENTO OU OMISSÃO?

 

Anexos:
ArquivoDescriçãoTamanho
Fazer download deste arquivo (20091117_press_release_17Nov09.pdf)Press Release - COPPT - 17 de Novembro de 2009 57 Kb
 
Artigo no Diário de Notícias/Ciência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 17 Novembro 2009 22:06

Dia do Não Fumador assinala-se hoje em todo o país

por Lusa

 

O Dia Nacional do Não Fumador assinala-se hoje, quase dois anos depois de entrar em vigor uma lei que deveria reduzir o fumo em locais públicos mas que, segundo especialistas, não está a ser efectiva.

Para a especialista em tabagismo Sofia Ravara, "Portugal não tem uma boa política de espaços sem fumo, a lei é ambígua e permite demasiadas excepções, e não está a ser efectiva porque também não está a ser fiscalizada".


Por outro lado, os portugueses, que fumam em média 18 cigarros por dia durante 28 anos, parecem não estar preocupados com as consequências do tabagismo. Segundo Sofia Ravara, "os fumadores estão a procurar menos ajuda", o que se reflecte nas listas de espera para as consultas de cessação tabágica, que têm vindo a diminuir.

Esta tendência tem sido observada na Linha SOS Deixar de Fumar (808 208 888), criada em 2002 para aconselhar e apoiar os fumadores que querem deixar de fumar. Segundo o coordenador do serviço, os telefonemas têm vindo a diminuir nos últimos dois anos. Em média o serviço recebe três a quatro telefonemas diários, quase metade do que recebia quando foi criado.

Também a venda de produtos para deixar de fumar caiu 22 por cento nos primeiros nove meses do ano, tendo sido comercializadas menos quase 50 mil embalagens do que em igual período de 2008.

Para inverter esta situação, o Dia Nacional do Não Fumador conta com iniciativas em Lisboa, Braga e Coimbra.

Na Praça da Figueira, em Lisboa, a Fundação Portuguesa de Cardiologia promove um rastreio completo para avaliar os factores de risco como o colesterol, tensão arterial e monóxido de carbono.

Em Coimbra, a Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde Primários dos Países de Língua Portuguesa, em cooperação com o Estabelecimento Prisional de Coimbra, apresentam o projecto "Liberta-te do Tabaco".

O projecto, apoiado pela Direcção-Geral da Saúde e com a duração de 12 meses, visa a redução efectiva e sustentada do tabagismo no Estabelecimento Prisional de Coimbra, a caracterização epidemiológica do consumo de tabaco naquela instituição e a promoção da adopção de estilos de vida saudáveis entre os reclusos.

O primeiro encontro internacional de prevenção e tratamento do tabagismo, que começou segunda-feira, termina hoje em Braga.

Organizado pelo Departamento de Metodologias da Educação e o Centro de Investigação em Educação (CIEd), do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, em parceria com a Associação para a Prevenção e Tratamento do Tabagismo de Braga (APTTB), o encontro reúne profissionais ligados ao tabagismo - médicos, enfermeiros, psicólogos, professores - de vários países.

O objectivo é partilhar experiências e saberes, com a finalidade de tornar mais eficaz a luta contra a epidemia tabágica, já que "fumar continua a ser um dos mais graves problemas de saúde pública à escala global, nacional ou local", escreve a organização.

A sociedade portuguesa de Direito do Consumo e o Instituto Português de Tabacologia, por seu lado, organizam uma conferência sobre "a publicidade e a contra-publicidade ao tabaco", que decorre na Escola Superior de Tecnologia da Saúde, em Coimbra.

 

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1422946&seccao=sa%

 

 
Dia Não Fumador: Aplicação da Lei do tabaco não é aplicada PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 17 Novembro 2009 22:05

(Artigo Diário Digital)

 

A especialista em tabagismo Sofia Ravara alertou hoje que a aplicação da lei do tabaco «não está a ser efectiva» e a situação é «muito desigual» no país, havendo muitos cafés e restaurantes com fumo e ventilação insuficiente.

«Portugal não tem uma boa política de espaços sem fumo, a lei é ambígua e permite demasiadas excepções, e não está a ser efectiva porque também não está a ser fiscalizada», adiantou à Lusa a pneumologista, a propósito do Dia Nacional do Não Fumador, que se assinala terça-feira.

 

Sofia Ravara, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, contou que muitos dos fumadores que tenta tratar têm recaídas por os ambientes sociais serem com fumo.

 

Diário Digital / Lusa

 

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=0&id_news=421042

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 4